AUTOMAÇÃO COMERCIAL

AUTOMAÇÃO COMERCIAL
19 Flares 19 Flares ×

AUTOMAÇÃO COMERCIAL

Estamos sempre mencionando aqui no blog o quanto a Automação pode ser abrangente. Já citamos alguns aspectos da AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL e já escrevemos um artigo específico sobre a AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL. Agora, no artigo de hoje, iremos mostrar a vocês diversos exemplos de uso da AUTOMAÇÃO COMERCIAL atualmente. Afinal, muitas pessoas interagem com Automação todos os dias sem nem perceber.

AUTOMAÇÃO COMERCIAL: EXEMPLOS DE USO

Um simples passeio no shopping está repleto de exemplos de uso da AUTOMAÇÃO COMERCIAL:

– Pra começar, logo na entrada, muitos shoppings já aderiram à mesma tecnologia que vêm sendo utilizada para a cobrança automática de pedágios. Um sensor identifica o seu veículo e um equipamento libera a cancela automaticamente, sendo o valor cobrado em uma conta no fim do mês. O sistema é conhecido no Brasil como “Sem Parar” e “Via Fácil”. Se você quiser saber como funciona este sistema, leia os nossos artigos sobre a TECNOLOGIA RFID e seu FUNCIONAMENTO.

Estacionamento - Sem Parar

Automação comercial - Máquina de autoatendimento no cinema

– Para aqueles que não querem aderir a essa tecnologia, o ticket de estacionamento deve ser validado. Para isso, cada vez mais você encontra máquinas de autoatendimento em shoppings substituindo os atendentes na hora de fazer isso. O mesmo acontece na hora de comprar o seu ingresso para o cinema. Mas vale lembrar que muitas pessoas preferem ser atendidas por pessoas em vez de máquinas e, portanto, dificilmente um estabelecimento comercial irá extinguir completamente o atendimento humanizado por máquinas. De modo geral, as máquinas são apenas mais uma opção para o cliente.

Automação comercial - Sensor em vagas de estacionamento

– Atualmente, alguns estacionamentos apresentam vagas com sensores. Estando disponível, uma luz permanece verde. Entrando um carro na vaga, a luz fica vermelha. Isso facilita muito a visualização do motorista, pois é possível enxergar de longe a vaga disponível, sem precisar ficar dando voltas e mais voltas no estacionamento atrás de uma vaga.

 – A porta de entrada automatizada também está cada vez mais comum, não apenas em shoppings, mas em diversos estabelecimentos comerciais.

Automação comercial - Porta automática

Automação comercial - Torneira com sensor– A falta de educação de muitas pessoas que insistem em não fechar a torneira depois de usá-la nos estabelecimentos também criou a necessidade de recorrer à automação para solucionar esse problema. Atualmente, sensores em torneiras vêm sendo muito utilizados, garantindo que a pessoa não precise nem tocar na torneira. Basta o sensor detectar a sua mão e a água é liberada.

Vale lembrar que esse sistema é diferente daquele temporizador com mola, o qual você pressiona para liberar a água e ela tem um tempo determinado para ter seu fluxo interrompido. O sistema com sensor é automatizado, pois há uma “inteligência” que identifica a presença da mão sob a torneira. O sistema com temporizador não possui essa inteligência, portanto, dizemos que este é um sistema mecanizado.

– Alguns banheiros de estabelecimentos comerciais contam também com sensores de iluminação para que a luz não tenha que ficar acesa continuamente. Ao detectar o movimento das pessoas, as luzes se acendem e elas se apagam após alguns segundos sem a detecção de movimentos.

Automação comercial - Escada rolante automatizada

– As escadas rolantes também estão recebendo uma pitada de modernização: para economizar energia, escadas rolantes com sensores permanecem em uma velocidade relativamente baixa. Quando um sensor detecta a aproximação de uma pessoa, a velocidade da escada aumenta.

– A automação também está presente nos produtos das lojas em geral, os quais apresentam códigos de barras para identificação dos produtos e seus preços.

Automação comercial - Código de barras com feixe de luz

Para lidar com seu dinheiro:

– Pra começar, o dinheiro em espécie é cada vez menos utilizado atualmente, já que cada vez mais pessoas preferem a praticidade dos cartões de crédito e débito.

Automação comercial - Cartão X Dinheiro

Automação comercial - Banco online - Transferência de dinheiroBanco online: com o objetivo de diminuir as filas e gerar economia de tempo, os serviços de banco online permitem que você pague contas, faça transferências, recarregue o seu celular etc. sem ter que sair de casa.

Caixas eletrônicos: você também encontra maior facilidade para, por exemplo, sacar seu dinheiro e fazer depósitos sem a necessidade de interagir com um funcionário de banco.

Automação comercial - Caixa eletrônico

Para os empresários e funcionários:

– Cada vez mais sistemas inteligentes são criados para facilitar o armazenamento e gerenciamento de dados do estabelecimento, como número e dados de clientes, entrada e saída de dinheiro, horários e salários dos funcionários etc.

Automação comercial - Gerenciamento de dados

Automação comercial - Biometria

Sistemas de segurança com alarmes e câmeras auxiliam os seguranças a monitorar o estabelecimento.

– Falando em segurança, sistemas de identificação como a biometria também podem ser utilizados para garantir o acesso de determinados funcionários e/ou clientes a áreas restritas do estabelecimento. Falaremos mais sobre a biometria e outros sistemas de identificação em breve.

Você já havia notado o quanto estamos sendo envolvidos pela Automação no nosso dia a dia? Sim, há os pontos positivos e os negativos em torno de tanta tecnologia. Mas isso já é outra história… Por enquanto, ficamos por aqui. Até a próxima!

19 Flares Twitter 0 Facebook 18 Google+ 1 Email -- LinkedIn 0 19 Flares ×

About

Tem formação em Engenharia da Computação e MBA em Gestão de Projetos. Trabalha há 11 anos no ramo de automação, atuando principalmente na indústria automobilística. Atua também como professor de níveis técnico e superior. É responsável pelo desenvolvimento de artigos da Empresa AJ Automação.

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.