“DO WHILE” NO VISUAL BASIC – VIDEOAULA

9 Flares 9 Flares ×

VISUAL BASIC: FUNÇÃO “DO WHILE”

Bem vindo a mais uma videoaula sobre VISUAL BASIC NO EXCEL! Se você acompanhou nossas aulas anteriores, já está começando a se familiarizar com algumas funções básicas dessa programação. Você já viu, por exemplo, que existem estruturas capazes de “repetir” comandos a fim de agilizar o trabalho na sua planilha. Uma dessas estruturas é o foco da aula de hoje: a função “DO WHILE“.

REPETIÇÃO “DO WHILE” X REPETIÇÃO “FOR”

Se você não sabe do que se trata esse papo de “repetição”, CLIQUE AQUI para ler nosso artigo anterior e assistir à videoaula sobre a repetição “For”. Compreendendo bem a função “For”, será mais fácil entender a utilização da função “DO WHILE“.

Resumidamente:

“FOR” fará uma contagem – você estabelece quantas vezes você quer que tal comando seja executado pelo programa.

O “DO WHILE”, traduzido do inglês, significa “faça enquanto” – você estabelece uma determinada condição e, assim, o comando deverá se repetir enquanto essa condição existir, ou seja, enquanto a condição for verdadeira.

Por exemplo: Vamos supor que na lista de produtos da minha planilha, eu quero ter uma célula ao final da lista que some a quantidade total dos produtos. Podemos usar o “DO WHILE” (juntamente com outras funções que ensinaremos em breve) para pedir que o programa FAÇA a soma ENQUANTO houver produtos na lista.

Ou seja, a condição para que o programa faça a soma, é que haja células “cheias”, com produtos (enquanto houver produtos, a condição é verdadeira). Assim que os produtos acabarem e a célula estiver “vazia”, a condição não será verdadeira – então, o programa vai parar de repetir o comando (vai parar de somar).

ESTRUTURA

Como sempre, vamos por partes! Aqui, você aprenderá a criar uma condição simples com o “DO WHILE”.

Por exemplo, eu quero que o programa repita um comando com o “DO WHILE” por 10 vezes. E a cada execução, eu quero que apareça uma caixa de mensagens me mostrando o número referente àquela execução. Enquanto esse número for menor que 10, o programa vai me mostrar uma caixa de mensagens. Assim que o programa verificar que já chegou na 11ª vez, ele vai parar de executar o comando e nenhuma caixa de mensagens vai aparecer mais. (Lembre-se, estou dando um exemplo simples e não necessariamente útil! Com o tempo, aprendendo outras funções, ficará mais fácil abusar da criatividade, OK?).

Para começar a linha do programa, você escreve a instrução DO WHILE. Depois, você coloca a variável  que irá controlar a repetição. No nosso exemplo, eu quero que o comando (aparecer a caixa de mensagens) seja repetido enquanto o número da variável for menor que 10. Assim que o programa se deparar com um número igual ou maior que 10, o comando para de repetir. Dessa forma, ao lado de “DO WHILE”, vamos escrever (X<10).

DO WHILE (X<10)

Fazendo um paralelo com o “FOR”, você já viu que esta função deve ser sempre usada em parceria com a palavra “NEXT”, certo? Ao executar o comando, o programa se depara com esta palavra (que significa “próximo”) e entende que deve ir para o próximo valor daquela contagem e voltar para a linha de cima, a qual irá repetir a verificação e, se for o caso, executar o comando novamente.

Pois bem… Com o “DO WHILE”, nós também precisamos de um recurso que faça o programa entender que deve “ir para o próximo valor” “voltar para a linha de cima”, a fim de repetir a verificação. O “NEXT”, trabalhando em conjunto com o FOR, por si só já faz essas duas coisas… Mas para o “DO WHILE”, nós precisaremos de dois recursos para desempenhar essas tarefas.

Para a tarefa de ir para o próximo valor, escreva a fórmula (X=X+1). Depois, na linha de baixo, escreva (LOOP). Esta palavra significa “laço”, “volta”, “movimento em círculos” – e é esta palavra que mandará o programa “voltar” para a primeira linha. Ao voltar para a primeira linha, a verificação (X<10) é feita novamente. Se o número for menor que 10, o comando é executado novamente (no nosso exemplo, aparecerá a caixa de mensagens). Se não for, o programa para de executar o comando.

O ponto-chave é: ENQUANTO o valor for menor que 10, o programa continuará FAZENDO o que você determinou.

Agora, veja a figura abaixo para comparar lado a lado a receitinha de bolo de cada função:

Do while X For

Vamos ver tudo isso acontecendo na prática?

VIDEOAULA 4 – “DO WHILE” NO VISUAL BASIC

Veja também:

VIDEOAULA 3 – REPETIÇÃO “FOR” NO VISUAL BASIC

Como sempre, uma coisa de cada vez. Pratique bastante para se preparar para as próximas funções! Até lá!

9 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- LinkedIn 9 9 Flares ×

About

Tem formação em Engenharia da Computação e MBA em Gestão de Projetos. Trabalha há 11 anos no ramo de automação, atuando principalmente na indústria automobilística. Atua também como professor de níveis técnico e superior. É responsável pelo desenvolvimento de artigos da Empresa AJ Automação.

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.