JUMP NO ATOS A1 SOFT – VIDEOAULA

Jump no Atos A1 Soft -
69 Flares 69 Flares ×

JUMP NO ATOS A1 SOFT

Neste artigo, estamos trazendo mais uma videoaula da nossa série sobre CLP. Hoje, vamos falar sobre o JUMP no Atos A1 Soft.

*Para conhecer mais videoaulas, CLIQUE AQUI!

O que é “JUMP” no CLP?

Jump, que em português significa “saltar”, é uma instrução do CLP que serve para pular linhas no programa conforme a necessidade, tornando sua leitura mais rápida.

Para que isso fique mais claro, é necessário que você já tenha compreendido como funciona a programação no CLP. Se você ainda não está por dentro, é porque não deve ter lido o nosso post sobre como funciona o CLP. Então, não perca mais tempo e CLIQUE AQUI!

Para que serve o JUMP?

Entendendo como é feita a leitura das linhas de um programa, vamos usar uma analogia para compreender  por que seria útil pular algumas dessas linhas e por que isso tornaria o programa mais rápido.

Imagine um CLP programado para acender as lâmpadas de todos os ambientes da sua casa. Cada cômodo é um programa diferente. E cada lâmpada é uma linha diferente. Portanto, o scan do CLP faria a leitura de todos os programas (cômodos) continuamente, linha por linha (lâmpada por lâmpada). Ao terminar de ler as linhas da sala, o scan começa a ler as linhas do quarto e por aí vai.

Agora, vamos supor que você esteja na sala e que, neste momento, não haja a necessidade de o scan ficar lendo as linhas dos outros programas (cômodos). Você pode usar o Jump para pular as linhas dos outros programas. Assim, em vez de ficar lendo todas as linhas de todos os programas, o CLP irá ler apenas o que interessa para você naquele momento e isso tornaria seu funcionamento mais rápido.

Mas claro… Isso foi só um exemplo didático. Ninguém vai ficar mudando a programação do CLP para acender as lâmpadas de uma residência. Mas tente transportar este raciocínio para prédios ou diversos equipamentos de uma indústria, por exemplo! Neste casos, o CLP está dando conta de muitíssimas linhas de muitíssimos programas. Se você estiver fazendo uma busca por determinada informação, por exemplo, o jump será útil para agilizar a leitura e focar no programa ou linhas que te interessam naquele momento.

Agora que isso está mais claro, você pode dar o play no vídeo abaixo e entender como é que se faz isso no CLP. Vamos lá!

Leia também:

Jump no Atos A1 Soft

E lembrando… Para conhecer e fazer o download do software que estamos usando nas videoaulas de CLP, CLIQUE AQUI!

Muito obrigado, pessoal! Até a próxima!

 

69 Flares Twitter 0 Facebook 64 Google+ 5 Email -- LinkedIn 0 69 Flares ×

About

Tem formação em Engenharia da Computação e MBA em Gestão de Projetos. Trabalha há 11 anos no ramo de automação, atuando principalmente na indústria automobilística. Atua também como professor de níveis técnico e superior. É responsável pelo desenvolvimento de artigos da Empresa AJ Automação.

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.