MACROS: COMO CRIAR MACROS NO EXCEL – VIDEOAULA

9 Flares 9 Flares ×

COMO CRIAR MACROS NO EXCEL

Sejam bem vindos às novas VIDEOAULAS DA AJ AUTOMAÇÃO. Além das aulas sobre como programar CLP e IHM, a partir de hoje iremos publicar também treinamentos sobre Programação em Visual Basic! E nessa primeira videoaula, você irá aprender como criar macros no Excel.

*** Se você não tem ideia sobre O QUE É VISUAL BASIC ou em que isso poderia ser útil pra você, dá uma olhadinha no nosso artigo CLICANDO AQUI. E depois, volta pra cá! ***

O QUE SÃO MACROS?

Se você leu o artigo que recomendei acima, você já entendeu que os programas são escritos com códigos. E dentro da linguagem de Visual Basic, os códigos são chamados de “macros”.

Para essa ideia de “macros” ou códigos” ficar mais clara, imagine que você vai fazer um bolo de abacaxi e um bolo de limão. Para isso, você deve seguir a receita correta para cada bolo. Cada receita tem ingredientes diferentes, os quais você vai usar seguindo a receita para atingir o resultado esperado – ou seja, os bolos de abacaxi e de limão.

Pois bem, as macros são como as receitas de bolo. E cada macro tem uma sequência de “comandos”, que são os ingredientes.

Exemplo: Suponha que eu queira criar um botão na minha planilha para calcular os valores de uma tabela e um outro botão para apagar os valores. Ao clicar no botão “Calcular”, o resultado é exibido e, ao clicar no botão “Limpar”, os valores são apagados para que eu possa fazer outro cálculo.

Nesse exemplo, eu tenho que criar uma macro para o botão “Calcular” – ou seja, tenho que escrever uma receita de comandos para fazer esse botão (digamos que este botão represente o bolo de abacaxi).

Caderno de ReceitasAí, nós criamos outra macro para o botão “Limpar” (que representa o nosso bolo de limão).

Em cada macro, haverá os comandos específicos (os ingredientes adequados) para que o resultado seja obtido e para que os botões funcionem. E os bolos estão prontos!

Bem agora que sabemos o que é uma macro e para que serve, vamos ver como é que isso funciona na prática! Na videoaula de hoje, aprenda a criar uma macro para fazer uma caixa de mensagens no Excel!

Videoaula 1 – Como Criar Macros no Excel

Veja também:

VIDEOAULA 2 – VARIÁVEIS NO VISUAL BASIC

Bom, pessoal, essa é apenas a primeira videoaula sobre esse assunto e tem muito mais vindo por aí! Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões na área de comentários abaixo! Espero que tenham gostado e até a próxima!

 

9 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- LinkedIn 9 9 Flares ×

About

Tem formação em Engenharia da Computação e MBA em Gestão de Projetos. Trabalha há 11 anos no ramo de automação, atuando principalmente na indústria automobilística. Atua também como professor de níveis técnico e superior. É responsável pelo desenvolvimento de artigos da Empresa AJ Automação.

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.