O QUE É IHM?

O que é IHM
45 Flares 45 Flares ×

No artigo anterior nós demos início à nossa série de videoaulas sobre IHM. Mas para aqueles que ainda não têm familiaridade nenhuma com o assunto, eu decidi escrever este post explicando o que é IHM. Assim, se você ainda não sabe, fique por dentro para poder acompanhar as nossas aulas!

O QUE É IHM?

IHM significa “Interação Homem-Máquina” ou “Interface Homem-Máquina”. Você também poderá se deparar por aí com a sigla em inglês HMI, que quer dizer “Human-Machine Interface”.

Assim sendo, o IHM é um equipamento com algum tipo de visor ou tela que serve para facilitar a comunicação entre as pessoas e as máquinas.

PARA QUE SERVE O IHM?

Para entender do que se trata essa interação, é só pensar na forma como você se comunica com o seu computador. Se você quiser mandar imprimir uma folha, você visualiza um botão na tela do seu computador, clica e manda imprimir. A tela do seu comutador é, neste caso, o IHM. Sem o IHM, você teria que mexer diretamente com a programação de seu sistema operacional (por exemplo, o Windows).

Essa tela, portanto, serve para facilitar essa comunicação, com uma visualização fácil de ser compreendida, janelas com mensagens explicativas, animações etc. Seu objetivo é permitir que qualquer usuário seja capaz de executar funções em sua máquina. Resumindo grosseiramente: com o IHM, ninguém precisa ser programador para imprimir suas coisas.

Mas o IHM vai muito além da tela do computador. Pense em todas as telas com as quais você lida no seu dia-a-dia a fim de executar funções em máquinas: o display do seu microondas ou da geladeira, a tela do seu celular ou da televisão, o caixa eletrônico, diversos postos de autoatendimento etc.

O que é IHM - Caixa eletrônico

A COMUNICAÇÃO ENTRE O IHM E O CLP

Lembra do nosso artigo sobre Automação Residencial? Lá, demos exemplos de como um CLP pode ser usado para automatizar diversas funções nas residências (acender às luzes, ligar o som, abrir as cortinas etc.).

Pois bem. O CLP será programado com as funções desejadas e é através dele que uma determinada lâmpada será acesa toda vez que você apertar um determinado interruptor da sua casa.

E onde o IHM entra nessa história?

Você pode programar um IHM para que ele seja integrado ao CLP da sua casa. Para fazer o papel do IHM, é muito comum a utilização de celulares ou tablets na Automação Residencial, permitindo a interação do usuário com o CLP.

O que é IHM - Celular

Em vez de ir até o interruptor para acender a lâmpada, o usuário passa a ser capaz de dar esse comando através do IHM.

No IHM, além de dar os comandos, você consegue visualizar quais lâmpadas estão acesas e apagadas, se a cortina está aberta ou fechada, você consegue visualizar as imagens de sua câmera de segurança etc.

O PAPEL DO PROGRAMADOR

Como já dissemos, o IHM facilita a comunicação entre o humano e a máquina, tornando o usuário capaz de executar as funções desejadas. Mas o IHM não permite alterar a programação da máquina.

Depois que a máquina (como o CLP, por exemplo) foi programada com todas as funções desejadas, o IHM também precisa ser programado e alimentado com as devidas informações. O profissional da Automação se faz necessário aqui para programar a máquina e para fazer sua integração com o IHM.

Continuando com o exemplo da lâmpada, a intenção de usar um CLP é concentrar todas as funções em um único equipamento. Suponha que você queira fazer alguma alteração na iluminação da sua casa (agora, eu quero que esse interruptor acenda três lâmpadas em vez de uma), você não terá que mexer na fiação da sua casa para alterar isso. Você terá apenas que mudar a programação no CLP.

Para isso, é necessário saber programar o CLP, pois você não consegue fazer essa alteração através do IHM.

Portanto, o objetivo do IHM é facilitar a vida dos usuários na hora de mexer em seus aparelhos ou máquinas. E isso só se torna possível com o trabalho de um programador para alimentá-lo com as informações necessárias.

O IHM NA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

O que é IHM - Automação Industrial 1

Com as explicações acima, você pôde ter uma clara noção da utilização do IHM na Automação Residencial. Agora vamos transportar este raciocínio para entender como o IHM é utilizado na Automação Industrial.

Nas indústrias, o CLP pode ser usado para executar as funções dos diversos equipamentos de produção: fazer a esteira andar ou parar, fazer um elevador levantar ou abaixar etc. O programador cuidou de tudo isso e a produção está rodando.

O programador também alimentou um IHM com as informações necessárias para poder facilitar a vida dos demais funcionários. Se um funcionário precisar verificar o status de algum equipamento (por exemplo, se está em funcionamento ou não), ele poderá usar o IHM para obter esta informação.

O que é IHM - Automação Industrial 2

O IHM permite monitorar, gerenciar e analisar informações a fim de verificar se algo pode ser melhorado, buscando maior eficiência nos equipamentos. Permite também a detecção de problemas e falhas, auxiliando na tomada de decisões.

Esta é apenas uma visão geral sobre a utilização do IHM, focando sua integração com um CLP. Mas é importante deixar claro que o IHM pode ser integrado com diversos outros equipamentos.

VIDEOAULAS

Aqui no blog, você pode acompanhar as nossas videoaulas sobre CLP e sobre IHM. Nós não estamos usando os equipamentos físicos, mas sim, softwares de simulação próprios para treinamento. No decorrer das aulas, estaremos simulando a integração do software de CLP (Atos A1 Soft) com o software de IHM (Atos HMI Soft). Tenho certeza que as explicações deste artigo irão facilitar a compreensão das aulas. Acesse a playlist abaixo e divirta-se!

Por enquanto é isso, pessoal! Fiquem à vontade para mandar suas dúvidas na área de comentários abaixo! Até a próxima!

45 Flares Twitter 1 Facebook 43 Google+ 1 Email -- LinkedIn 0 45 Flares ×

About

Tem formação em Engenharia da Computação e MBA em Gestão de Projetos. Trabalha há 11 anos no ramo de automação, atuando principalmente na indústria automobilística. Atua também como professor de níveis técnico e superior. É responsável pelo desenvolvimento de artigos da Empresa AJ Automação.

View all posts by

2 thoughts on “O QUE É IHM?

  1. É incrível o futuro e as possibilidades que tem a interação Homem-Máquina. Em minha opinião, como você diz, será muito importante ver como são integrados os sistemas de visão e a automatização industrial. Tudo isso é vital para que a IHM possa avançar rapidamente e seja aplicada na nossa vida diária. Domótica, carros, desporto, existem muitos espaços onde desenrolar todas as potencialidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.