REPETIÇÃO “FOR” NO VISUAL BASIC – VIDEOAULA

21 Flares 21 Flares ×

VISUAL BASIC: ESTRUTURA DE REPETIÇÃO “FOR”

O artigo de hoje traz mais uma videoaula sobre VISUAL BASIC NO EXCEL. Nessa continuação, vamos ensinar como criar uma estrutura de repetição: a REPETIÇÃO “FOR”. Vamos entender como funciona essa instrução e por que ela é tão necessária na programação.

REPETIÇÃO???

Para que usar uma instrução de repetição? Bem, a repetição é necessária para que a sua programação se torne mais ágil, pois você poderá se deparar com situações em que se faz necessário fazer uma tarefa mais de uma vez.

Por exemplo: Vamos supor que eu tenha uma lista de produtos na minha planilha. Essa lista contém o nome e a quantidade de cada produto. Entre esses produtos, eu quero descobrir quais deles estão em quantidade igual a “1”.

A melhor forma de fazer isso é sair buscando célula por célula a fim de verificar essa informação, certo?

ERRADO!

Bem, se for uma lista de 10 produtos, você está tranquilo… Mas se for 1000 produtos, por exemplo, você está fud***.

É para isso que vou te ensinar como sair dessa. A REPETIÇÃO “FOR” será de grande ajuda para esta tarefa pesada, pois em vez de verificar célula por célula, você poderá pedir que o programa “repita” esta verificação em todas as células a fim de encontrar os itens que você deseja.

ESTRUTURA

Mas vamos por partes! Nesta videoaula, você aprenderá como o FOR faz “contagens” usando uma variável.

Espera aí… Você ainda não sabe o que são variáveis? Então, pare agora mesmo, corre pra esse artigo aqui e assista a nossa videoaula sobre o assunto: VIDEOAULA 2 – VARIÁVEIS NO VISUAL BASIC

Se você já entendeu o que são as variáveis, vamos continuar!

Para programar uma contagem, a primeira coisa a fazer é chamar essa instrução, escrevendo a palavra FOR. Depois, você irá inserir a variável (X) que controlará a contagem da repetição. Você pode dar o nome que quiser para essa variável, algo que te faça associar à função que você deseja. No nosso caso aqui, poderíamos chamar o nosso “X” de “quantidade”, por exemplo.

Supondo que você queira fazer uma contagem de 1 a 10, será necessário escrever o início da contagem (=1). Aí, você acrescenta a palavrinha (TO) para identificar “até” onde vai a contagem. No caso, nossa contagem aqui vai até (10), portanto, esse é o número que vai encerrar essa linha. Assim:

FOR quantidade = 1 TO 10

Traduzindo: “Para” a variável “quantidade”, eu quero uma contagem que vai de 1 “até” 10.

Para finalizar o comando da repetição, nós vamos incluir uma linha no programa contendo a palavrinha (NEXT). Com esta instrução, que em português significa “próximo”, o programa vai contar o próximo número da variável, que aqui estamos chamando de “quantidade”. Portanto, basta escrever assim:

Next quantidade

Traduzindo: “Próximo” número da variável “quantidade”.

Assim, ao ser executado, o programa vai repetir este comando até chegar ao número 10.

Importante citar que entre o FOR e o NEXT, nós podemos incluir diversos comandos do que queremos fazer no nosso programa. Neste caso, esses comandos seriam repetidos por 10 vezes. Mas este é um assunto para as próximas videoaulas…

Agora, vamos ver tudo isso acontecendo na prática? Então, vamos para a videoaula!

VIDEOAULA 3 – REPETIÇÃO “FOR” NO VISUAL BASIC

Veja também:

Como eu disse, nesta aula, estamos usando o FOR apenas para contar. Não estamos especificando o que ele está contando e não faremos nada com esta contagem. Isso pode não parecer muito útil… Mas é porque não é mesmo!

Em videoaulas futuras, vocês vão ver como inserir mais comandos dentro do FOR e como integrar essas instruções com as células do Excel. Assim, tudo isso vai fazer mais sentido. Mas, enquanto isso, é hora de praticar!

Afinal, se um dia você trabalhar com análise de sistemas, você irá se deparar com a REPETIÇÃO “FOR” por todo o programa.

Mande suas dúvidas, críticas e sugestões na área de comentários abaixo e fique atento para as próximas videoaulas! Até lá!

21 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- LinkedIn 21 21 Flares ×

About

Tem formação em Engenharia da Computação e MBA em Gestão de Projetos. Trabalha há 11 anos no ramo de automação, atuando principalmente na indústria automobilística. Atua também como professor de níveis técnico e superior. É responsável pelo desenvolvimento de artigos da Empresa AJ Automação.

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.