VISUAL BASIC NO EXCEL

Visual Basic no Excel
14 Flares 14 Flares ×

O QUE É VISUAL BASIC?

VISUAL BASIC (VB) é uma linguagem amplamente utilizada para desenvolver programas no computador, de maneira simples e eficiente. Esta linguagem foi criada pela Microsoft dentro dos seus pacotes de software, como o Access, Word, PowerPoint e o Excel.

BASIC é uma sigla que significa “Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code” – ou, em bom português, “Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes”.

Sim, o Visual Basic, além de útil e eficaz, pode ser aprendido pelos iniciantes da programação.

VISUAL BASIC NO EXCEL: POR QUE APRENDER?

Aqui no blog, nós vamos focar na utilização do Visual Basic no Excel. Muita gente usa o Excel para desenvolver suas planilhas, seja em casa para planejar o orçamento ou nas empresas para cuidar da contabilidade, para criar cronogramas ou para elaborar, visualizar e apresentar de maneira “prática” uma montanha de dados.

O problema é que nem sempre as fórmulas do Excel são suficientes para fazer o que a gente gostaria… E quando são, elas normalmente tornam as planilhas extremamente carregadas. Dependendo da quantidade de dados com os quais você esteja trabalhando, pode ficar difícil de encontrar a informação que o usuário procura no meio de dezenas de páginas de planilhas.

Com o Visual Basic, é possível desenvolver sistemas para executar essas atividades rotineiras da planilha do Excel, de modo muito mais prático e de maneira automatizada. Com um único clique, você consegue executar funções que normalmente teriam que ser feitas manualmente por repetidas vezes sempre que os dados fossem atualizados.

Portanto, trabalhar com o Visual Basic é desenvolver inteligência na sua planilha.

Vou dar um exemplo simples de algo que pode ser feito com o Visual Basic. Suponha que eu tenha uma lista enorme de clientes na minha planilha. Eu tenho o perfil de cada um deles, como idade, região em que moram, empresas nas quais trabalham etc.

Imagine que, por algum motivo, eu queira entrar em contato especificamente com os meus clientes do sul e que tenham acima de 30 anos de idade.

Fazendo uma programação no Visual Basic, eu posso criar um botão para filtrar os clientes de acordo com o perfil que eu desejar (em vez de sair pela minha planilha procurando um a um).

COMO FAZ?

Para quem não sabe, os programas são feitos através de códigos. Códigos são como receitas de bolo – digitando os códigos e seguindo a receita direitinho, você consegue desenvolver os programas que você desejar para tornar mais fáceis as atividades do seu dia-a-dia.

E como eu disse… Iniciantes são perfeitamente capazes de aprender a programar com o Visual Basic. Isso porque, quando comparamos com outras linguagens de programação, vemos que esta é uma linguagem relativamente mais simples e acessível.

Mesmo que você não seja (e nem queira ser) programador profissional, não se preocupe! Você também pode aprender a desenvolver sistemas mais simples para facilitar as suas atividades.

Quem domina essa arte libera tempo para fazer coisas mais importantes, sem contar que ter esse conhecimento é um grande diferencial e você, com certeza, estará à frente no mercado de trabalho.

APRENDA A PROGRAMAR!

Como eu já disse, nós vamos trabalhar aqui no blog com o Visual Basic no Excel. E agora que você já sabe alguns dos benefícios de aprender a usar este programa, prepare-se para começar a treinar junto com a gente!

Nossas VIDEOAULAS GRATUITAS explicam passo a passo como começar a programar no Excel!

Há muitas coisas que você pode fazer com o VB que você nem imagina! Mesmo quem não trabalha na área da tecnologia será totalmente capaz de acompanhar nossas explicações simples e descomplicadas!

É só CLICAR AQUI e se preparar para atingir outro nível!

 

14 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- LinkedIn 14 14 Flares ×

About

Tem formação em Engenharia da Computação e MBA em Gestão de Projetos. Trabalha há 11 anos no ramo de automação, atuando principalmente na indústria automobilística. Atua também como professor de níveis técnico e superior. É responsável pelo desenvolvimento de artigos da Empresa AJ Automação.

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.