VOCÊ PODE PERDER SEU EMPREGO PARA UM ROBÔ?

Você pode perder seu emprego para um robô
51 Flares 51 Flares ×

VOCÊ PODE PERDER SEU EMPREGO PARA UM ROBÔ?

No primeiro post aqui da AJ Automação (que você pode ver CLICANDO AQUI), nós mencionamos o quanto a tecnologia pode ajudar a tornar a vida mais fácil e como é grande o campo de possibilidades para o profissional da automação. Entretanto, achamos interessante jogar este debate aqui no blog… A tecnologia seria uma bênção ou uma maldição? Será que você pode perder seu emprego para um robô?

Calculadora de Probabilidade

A tecnologia tem substituído a mão de obra humana em vários setores já há um tempo. Com isso, muitos trabalhadores têm perdido seus empregos. Se por um lado, a tecnologia aumenta a produção e os lucros das empresas, por outro, menos empregos estão disponíveis no mercado.

Você já parou pra pensar como é que essa história vai ficar daqui a 20 anos? Pois é… Os pesquisadores Carl Frey e Michael Osborne da Universidade de Oxford andaram pensando nisso e fizeram, em 2013, um estudo que mostra qual é a chance de determinados empregos serem substituídos por sistemas automatizados.

Mais de 700 empregos foram analisados, fazendo uma projeção do avanço tecnológico para os próximos anos e levando em consideração aspectos de criatividade e destreza necessárias para desempenhar o trabalho, a necessidade de raciocínio, negociação e ajuda ao próximo.

Com base neste estudo, a NPR criou uma calculadora que você pode consultar e descobrir se você corre esse risco. CLIQUE AQUI e tente encontrar seu emprego.

Para ter uma ideia, se você trabalha com telemarketing, há 99% de chances de você perder seu emprego para um sistema automatizado. Na verdade, já podemos sentir essa mudança no presente, não é mesmo? Com que frequência você “fala” com gravações no telefone?

Telemarketers

Entre outros trabalhos ameaçados, estão os serviços de cozinheiros de restaurantes, serviços de produção e também de contabilidade, por exemplo.

Por outro lado, assistentes sociais que trabalham com saúde mental e abuso de substâncias parecem estar a salvo com apenas 0,3% de chances de serem substituídos pela tecnologia. Outros trabalhos com poucas chances de substituição são aqueles ligados à educação, arquitetura e análise de sistemas, por exemplo.

Social workers

Os autores admitem que isso é apenas uma ESTIMATIVA – Não há como afirmar com certeza que esta previsão é exata e nem que essa substituição aconteceria de uma vez só.

Mais prós ou Mais contras?

Pelo visto, aqueles que trabalham com tecnologia têm um prato cheio de possibilidades. Estudando bastante, atualizando seus conhecimentos e colocando a criatividade para trabalhar, você pode ir longe.

Agora, quais deveriam ser os limites para tanta facilidade? Quanto mais você estuda para criar coisas incríveis, menos as outras pessoas têm que se esforçar ou até mesmo raciocinar para executar tarefas simples do dia a dia! Robôs estão até compondo músicas e criando arte! Bom, é claro que o trabalho humano está por trás disso. Foi a inteligência humana que criou a inteligência artificial.

Sim, o homem e a tecnologia podem ser amigos. Mas não é todo mundo que nasceu para trabalhar com automação… O caso é que o pessoal está tendo que se virar. Temos feito isso desde que as máquinas começaram a ganhar espaço, não é mesmo? O negócio é usar a criatividade para se especializar em funções que ainda não podem ser executadas por um sistema automatizado e, assim, garantir o seu ganha-pão. Afinal, a necessidade faz a oportunidade.

E aí, o que você acha disso? Quais trabalhos você acha que podem ser executados por um sistema automatizado? Você acha que você pode perder seu emprego para um robô? A tecnologia mais ajuda ou mais atrapalha? Até onde você se beneficia com seus avanços?

Deixe sua opinião na área de comentários abaixo! Até a próxima!

51 Flares Twitter 0 Facebook 48 Google+ 3 Email -- LinkedIn 0 51 Flares ×

About

É professora particular de inglês há 11 anos e adora escrever. É colaboradora do blog AJ Automação, revisando textos, fazendo traduções e legendas em inglês e escrevendo artigos com curiosidades sobre o mundo da tecnologia.

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.